quarta-feira

Projeto dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


Projeto Semana da Pátria

O Projeto Semana da Pátria foi desenvolvido do dia 1º ao dia 3 de Setembro, tendo sua justificativa a comemoração do 7 de Setembro, que é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de formar na criança o conceito de pátria, despertar o sentimento de patriotismo, formar atitude de respeito conhecendo cores e símbolos da pátria.
Com o objetivo de incentivar o amor a pátria, valorizar a escola como participante de grandeza da pátria e reconhecer a Bandeira como Símbolo da Pátria.
Tiveram conversas e discursões sobre pátria, acontecimentos no 7 de Setembro, figura de D. Pedro I e o Grito da Independência.
A culminância do projeto foi feita com muita alegria em desfile nas ruas do bairro acompanhadas com fanfarras, bandeirinhas e balões em cores da bandeira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA


Contação de História é um projeto diário que desenvolvemos em nosso município, projeto este feito por nossa coordenadora Maria Aparecida Cavalcante. Foram realizados vários contos, desde o inicio do ano letivo de 2010, entre eles Chapeuzinho Vermelho, Os três Porquinhos, Branca de Neve, A Cigarra e a Formiga e muitos outros.O objetivo deste projeto é desenvolver o raciocínio lógico da criança, fazendo com que melhore a leitura e a escrita, criando e incentivando o lado imaginário da cada um, pois ao final de cada conto as crianças são capazes de recontarem todos os contos trabalhados de maneira criativa, fazendo ilustrações e dramatizações dos contos.